OS LIVROS

A História como Nunca antes foi Contada

Uma viagem apaixonante pela História Mundial, desde a Pré-História até aos nossos dias, passando pela Grécia antiga, Roma e Idade Média, pelo nascimento dos Estados modernos, a era dos Descobrimentos, a Segunda Guerra Mundial e muitas outras etapas e acontecimentos essenciais para conhecer a História da Humanidade. É uma obra única, com uma linguagem simples e ilustrações apelativas, que nos dá a conhecer a História do Mundo de uma forma diferente e lúdica.
Elaborado pela Academia Play, uma plataforma de aprendizagem multimédia, cujo canal de YouTube tem mais de 1 milhão de subscritores. Todos os capítulos do livro incluem um código QR para aceder aos vídeos no canal de YouTube.

20.00
Vista rápida

Homens do Mar

José António Rodrigues Pereira, antigo director do Museu de Marinha, apresenta-nos mais de 50 homens que foram fundamentais para a história marítima portuguesa. De D. Fuas Roupinho, comandante das galés de D. Afonso Henriques e que foi o primeiro a obter uma vitória no mar contra os mouros, até Alpoim Galvão e também figuras incontornáveis como Gil Eanes, Diogo Cão, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Pedro Nunes ou os reis D. Luís I e D. Carlos.
Um livro que resgata ainda personalidades menos conhecidas como Pedro e Jorge Reinel, considerados os melhores cartógrafos do seu tempo, Gabriel Ançã, que se destacou no socorro a náufragos, ou Afonso Júlio de Cerqueira, oficial da Armada que se notabilizou nas campanhas militares no Sul de Angola, durante a Primeira Guerra Mundial. Todos estes homens marcaram de forma inequívoca a História Marítima portuguesa pela sua experiência, modo como souberam transmitir o seu saber e a sua visão inovadora, coragem e sagacidade.

23.00
Vista rápida

D. Filipa de Bragança

Paulo Drumond Braga apresenta-nos a biografia de D. Filipa de Bragança, uma figura fascinante da História de Portugal que sempre ficou na sombra, apesar do seu incansável empenho para tentar restaurar a Monarquia.
A Infanta empenhou-se na restauração da Monarquia na pessoa do seu irmão D. Duarte Nuno e, para isso, nos anos 40, aproximou-se de Salazar, confiando que um dia este daria o passo decisivo. A correspondência trocada entre os dois era frequente, assim como as visitas regulares da infanta a São Bento e a Santa Comba Dão. O historiador traça ainda uma perspetiva inovadora sobre a forma como António de Oliveira Salazar geriu a sua relação com os monárquicos.

20.00
Vista rápida

A Grandeza das Coisas sem Nome

Enrique Arce, ator da mundialmente conhecida série La Casa de Papel, estreia-se na literatura com uma história comovente, surpreendentemente sincera, que nos transforma de maneira iniciática.

20.00
Vista rápida

Pai, Conte-me a sua História

Porque todas as vidas merecem ser contadas. Porque inúmeros momentos, mesmo aqueles que estão arrumados nos cantos mais escondidos da nossa memória, têm uma importância enorme na nossa vida e na dos nossos filhos e netos. Porque o tempo passa sem darmos por ele e percebemos que fica sempre tanto por contar, por dizer, por confessar. Porque a vida também é feita de recordações e são estas que atravessam gerações e se eternizam. Por tudo isto é importante escrever para que fique registado, para que o tempo pare e possamos partilhar com a nossa família o que nos marcou, o que amámos, o que nos fez feliz, o que nos entristeceu, do que desistimos, mas também o que alcançámos com orgulho e coragem, os dias que recordamos até ao mais ínfimo pormenor ou os dias que preferíamos esquecer, mas que fazem parte da nossa existência, a mulher que nos roubou o coração, os filhos que nos mostraram o que é o amor incondicional.

Pai, Conte-me a Sua História, um livro para guardar memórias e partilhá-las com quem mais se ama.

8.50
Vista rápida

Reciclar, Decorar & Organizar

Filipa Brandão Mira, autora do bem-sucedido livro Cuidar da Casa, apresenta-nos no seu novo livro, ideias criativas e de fácil execução, explicadas passo a passo, que nos ajudam a decorar e organizar a nossa casa com pouco dinheiro.

20.00
Vista rápida

Os Cinco Pilares da PIDE

A prestigiada historiadora Irene Flunser Pimentel apresenta-nos um retrato rigoroso de cinco das principais figuras que marcaram a PIDE/DGS pelas suas actividades, atitudes e tomadas de decisão: Barbieri Cardoso, Álvaro Pereira de Carvalho, José Barreto Sacchetti, Casimiro Monteiro e António Rosa Casaco. Perceber quem eram estes pilares, a sua ascendência, as suas convicções, a forma como entraram para a PIDE, como subiram na carreira, como reagiram perante determinadas situações, bem como viveram o pós-25 de Abril, é também perceber a história da PIDE/DGS, pois uma instituição é, sobretudo o que os seus responsáveis fazem dela. Uma perspectiva inovadora e essencial para compreender a História de Portugal Contemporânea.

25.00
Vista rápida

8 Mulheres e 1/2

Hugo Vieira Costa, um dos novos autores portugueses, traz-nos 8 Mulheres e ½, nove histórias actuais e empolgantes, que refletem sobre o poder das mulheres e o lugar dos homens numa sociedade pós-feminista. Histórias de um humor fino, que têm como elo comum, mulheres, mães, ex-namoradas, amantes, estranhas, povoadas por paixões difíceis de esquecer, sonhos não cumpridos, vidas adiadas e outras imperfeições e que conduzem o leitor numa viagem àquele canto recôndito das narrativas onde as personagens são confrontadas com os seus próprios destinos.

14.00
Vista rápida

As Famílias Reais dos Nossos Dias

O diplomata e antigo chefe do Protocolo do Estado, José de Bouza Serrano, que serviu Portugal em várias embaixadas europeias, como Espanha, Bélgica, Vaticano, Dinamarca ou Holanda, apresenta-nos uma reflexão sobre a forma como as famílias reinantes na Europa têm vindo a evoluir e como se têm adaptado a uma nova realidade, tentando manter a tradição. Um olhar privilegiado que deixa entrever o futuro da monarquia.

20.00
Vista rápida

A Confraria dos Espectros

Qual a influência da Confraria dos Espectros no reordenamento político da Europa? Que intrigas se produziram, nesses anos do século XIX, entre os gabinetes dourados da realeza e da diplomacia, as alcovas e os salões das grandes figuras da época e a escória das ruas e do crime? A Confraria dos Espectros é uma história romântica e dramática, cheia de melancolia e de acção, sobre a imparável ascensão da Europa liberal e as ilusões dos que tentaram opor-se-lhe. A Confraria dos Espectros é uma história que se inicia em Lisboa, em Julho de 1833 e se estende até Nova Iorque, no ano de 1911.
Este é o primeiro romance de João Carlos Alvim, profundo conhecedor do mundo dos livros há mais de 40 anos.

20.00
Vista rápida

A Guerra no Renascimento

Durante o Renascimento, a arte militar ocidental sofreu profundas alterações: os exércitos tornaram-se maiores e mais centralizados, assistiu-se a uma generalização das armas de fogo, a logística tornou-se mais sofisticada e a instrução mais cuidadosa e regulamentada. De que forma Portugal se adaptou a estas alterações de modo a criar forças militares que correspondessem à nova realidade? Gonçalo Couceiro Feio, investigador no Centro de História da Universidade de Lisboa, explica como Portugal se adaptou a estes novos requisitos, como funcionava a máquina militar – o recrutamento, a instrução, a disciplina a remuneração do serviço militar, a logística, o armamento –, qual era o perfil dos soldados e comandantes portugueses e de que forma foi feita a transferência de saberes e permuta cultural entre as forças militares portuguesas e outras de várias nacionalidades. Uma obra fundamental para conhecer a História Militar portuguesa na época de D. Manuel I a Felipe II.

21.00
Vista rápida

Cão educado, dono feliz

Cada vez que vai passear o seu cão, sente que é este que o passeia a si, tal a força com que puxa a trela? Sempre que chama pelo seu cão, ele não lhe liga nenhuma? Evita receber visitas porque o seu fiel amigo salta para as mesmas? As refeições em família são um suplício, porque o seu cão está sempre a pedinchar comida? Alexandra Santos, treinadora de comportamento e obediência com formação em Cinotecnia, explica-nos de forma clara, pormenorizada e esquemática de que forma os cães aprendem, porque se percebermos como estes animais recebem e processam a informação, poderemos entender quais os melhores métodos para que a aprendizagem tenha sucesso.
Ao longo do livro vai percebendo quais os factores que aceleram e atrasam a aprendizagem, os comportamentos que deve evitar, as dicas e os treinos que a autora utiliza quando tudo parece falhar. Porque um cão educado é sinónimo de um dono feliz.

14.00
Vista rápida

Mãe, porque não gostas de mim?

Uma mãe ama os seus filhos de forma incondicional, de olhos postos na sua felicidade e bem-estar, colocando-se muitas vezes em segundo plano para que nada lhes falte. Mas será sempre assim? A jornalista Lucília Galha traz-nos neste livro duro com um tema complexo, mas de leitura compulsiva, oito testemunhos emocionados e sofridos que, ao mesmo tempo, nos dão uma lição de vida.

12.00
Vista rápida

Livre Trânsito

A barriga inchada, as cólicas, as digestões difíceis, os gases ou a obstipação fazem parte do seu quotidiano? Muito provavelmente os alimentos que consome não são os mais indicados para si. Seguindo a dieta baixa em FODMAP (hidratos de carbono fermentáveis) durante 6 semanas, consegue descobrir quais os alimentos que o afetam de forma negativa e condicionam o seu bem-estar, excluindo da sua alimentação um conjunto de alimentos e depois, semanalmente, reintroduzindo grupos de alimentos que contêm FODMAP para perceber quais os hidratos de carbono que o seu corpo tolera.
À medida que vai inserindo os alimentos-teste, vai registando os seus sintomas e, no final da segunda fase da dieta, consegue ter noção do que lhe faz mal. Depois é só uma questão de ajustar a sua dieta, eliminando aquilo que é nocivo para si.
A nutricionista Cláudia Cunha, autora de Doce Veneno e especializada em Dieta Baixa em FODMAP pelo King’s College em Londres, apresenta-nos uma dieta inovadora adaptada à alimentação dos Portugueses, tendo em conta os alimentos mais usados e os métodos tradicionais de confeção.

12.00
Vista rápida

Os Ricos

Depois de Os Pobres, Maria Filomena Mónica traz-nos Os Ricos, uma obra em que fala não só da origem das grandes fortunas nacionais, mas da mentalidade e dos costumes do grupo social que deu origem ao título deste livro. Para escrevê-lo, recorreu a memórias, diários e entrevistas e a galeria de personagens vai desde os fidalgos antigos como o 1.º duque de Palmela, os condes de Vila Real e os condes de Rio Maior até aos capitães da indústria do séc. XX, como Jorge de Mello, António Champalimaud, Américo Amorim e Belmiro de Azevedo, passando pelos milionários do liberalismo, Eugénio de Almeida, D.ª Antónia Ferreira, José do Canto e o conde de Burnay. Através destas biografias ficamos a conhecer melhor a História de Portugal.

16.90
Vista rápida

FACEBOOK: